sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Quem somos?





Unidade escolar
Colégio Estadual Edith Machado Boaventura
Endereço
Rua Primavera, 2770 – Bairro: Pampalona
Telefones
(75)36241908
E-mail
rosiene@uefs.br
Home-page ou Blog
Ceemb2012@blogspot.com
Cadastro no MEC/Inep
29093511
Autorização de funcionamento
Ato de criação: 10547 D.O. 18/12/85
Classificação IDEB
2009: 2,3
2011: 2,6
Modalidades de ensino
Ensino Fundamental II
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Quantitativo de alunos em 2012
1516
















A atual gestão é composta por quatro gestores: Rosiene Figueredo Rodrigues (diretora), Jeane Oliveira Mamona (vice-diretora do turno matutino), Fábio Santos de Oliveira (vice-diretor do turno vespertino) e Vilma Machado Santana (vice-diretora do turno vespertino). O quadro funcional do CEEMB é composto de 1 secretária, 7 assistentes administrativos que dão apoio à secretaria, 11 funcionários de serviços gerais, distribuídos pelos três turnos; 42 professores efetivos e 8 estagiários; desse quantitativo de professores 3 são articuladores de área. Enquanto gestores,procuramos desenvolver um trabalho voltado para a solução dos problemas de ensino e aprendizagem, por meio de inovações pedagógicas e efetivação de um plano de ação, considerando os interesses e a individualidade de cada um.








Dependências
Quantidade
Condições de utilização*

O que está inadequado?

Adequada
Inadequada
Diretoria
1
X

-
Secretaria
1
X
-
-
Sala de professores
1
-
X
Não comporta todos os professores. Espaço pequeno
Sala Multifuncional
1
X
-
-
Laboratório de informática
2
X
-
-
Sala de aula
14
10
04
três salas são pequenas e uma que foi planejada para depósito foi adaptada para sala de aula.
Despensa
1
X
-
Espaço pequeno
Recreio coberto
1

X
Espaço pequeno
Quadra de esportes
1

X
Fora do padrão
Circulações internas
4
X
-
-
Cozinha
1
X

-
Sanitário dos funcionários
1
-
X
Pequeno e inadequado
Sanitário dos alunos
2
-
X
Pequeno e inadequado
Sanitário dos portadores de necessidades especiais
1
X
-
-













Os educandos da nossa escola, na sua maioria, são provenientes de comunidades de baixa renda dos bairros periféricos: Campo do Gado Novo, Asa Branca, George Américo, Pampalona e Pedra Ferrada. Estes alunos possuem um histórico de problemas de convivência familiar, violência urbana, necessidades de alimentação e saúde, o que demanda da escola maiores cuidados para lidar com o dia a dia deles.
Os docentes, em conversas informais, alegam encontrar dificuldades em ministrar suas aulas, devido a falta de conhecimentos prévios dos alunos, que vão passando de uma série para outra sem ter desenvolvido as competências e habilidades específicas nas séries anteriores, consequentemente, segundos os professores, sem preparo para aprender os conhecimentos específicos da série que estão cursando. Portanto, existe a necessidade de um currículo articulado e leva aos educadores repensarem os conteúdos trabalhados, a metodologia desenvolvida, a avaliação utilizada, objetivando a construção de novas relações pedagógicas capazes de contribuir para melhoria do ensino e da aprendizagem dos educandos.
Constatamos que, dentre os principais problemas, no ano de 2012, que está dificultando a implementação da proposta pedagógica foram, a greve dos professores que afetou diretamente na aprendizagem do aluno, atrasando o andamento das unidades de estudo. Além disso, a indisciplina dos alunos com alguns casos de violência.
 















Percebemos a importância dos pais fazerem parte da vida escolar dos alunos, acompanhando-os, estabelecendo limites, educando-o juntamente com o professor. Assim, na busca pela solução dos problemas relacionados a indisciplina e vicissitudes de aprendizagem dos filhos e na tentativa de conscientização são realizadas reuniões e boa parte dos responsáveis comparecem.
O acompanhamento da família é muito importante para a aprendizagem da criança e para uma gestão democrática eficaz, pois o docente sozinho encontra-se limitado a tomar certas atitudes que são cabíveis à educação dos pais, dentre outros aspectos de aprendizagem.
Faz-se necessário, em uma gestão escolar, conhecer alunos, pais, funcionários e toda a equipe escolar, para que o ensino-aprendizagem na escola aconteça de forma realmente eficaz. Aprendemos uns com outros a encontrarmos saídas para os desafios que nos são colocados no cotidiano da vivência escolar, e, portanto, para nós a principal aprendizagem adquirida é a importância do trabalho coletivo e da parceria para uma caminhada rumo ao sucesso. 















































































2 comentários:

  1. O Colégio está de parabéns, 2013 promete...
    Idalia Marques
    Diretora do Col.Est.Yeda Barradas Carneiro
    Conceição da Feira

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amigo Fábio pela brilhante construção e pelo trabalho realizado dentro da instituição. Tenho certeza de que estão contribuindo para o sucesso de nosso educando.

    Delson

    ResponderExcluir